Talvez os proponentes mais populares da teoria do estabelecimento de metas sejam os filósofos E.A. Locke e G. Latham. Sua teoria sugere que o estabelecimento de metas é inato entre os seres humanos e que identificar e mapear métodos para alcançá-los, são alguns dos fatores mais naturais do comportamento humano.
A literatura relacionada diria que a teoria do estabelecimento de metas está enraizada nessas quatro idéias básicas:
- As pessoas estabelecem objetivos relacionados às tarefas de maneira racional.
- As pessoas que determinam quanto tempo e esforço são dedicados para atingir esses objetivos.
- As metas, para serem eficazes, devem ser específicas, aceitas e atingíveis.
- É importante listar o feedback sobre o desempenho.
A teoria do estabelecimento de metas assume todos os quatro itens acima e faz as seguintes afirmações gerais:
- O estabelecimento de metas afeta o comportamento.
- Metas difíceis resultam em níveis de desempenho mais altos.
- A motivação vem de lições de um objetivo anterior.
- A clareza da meta afeta o desempenho.
- A dificuldade do objetivo é diretamente proporcional à satisfação.
Definição de metas e comportamento
A teoria do estabelecimento de metas afirma que a identificação de metas permite que as pessoas tomem decisões calculadas. Uma vez percebidos, elas naturalmente direcionam e fornecem motivações para que esses objetivos sejam alcançados. Também ajuda as pessoas a se comprometerem com algo e organizar suas atividades de modo a não impedi-las de alcançar o objetivo pretendido.
O desempenho está relacionado à dificuldade
Quanto mais desafiador e difícil for atingir uma meta, maior será o nível de desempenho resultante. É claro que, se uma tarefa for um pouco assustadora, mais esforço a pessoa provavelmente fará para realizá-la. De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o desempenho é influenciado por quatro fatores principais.
Em primeiro lugar, o estabelecimento de metas concentra-se na atenção da pessoa às ações que levariam a uma meta, reduzindo assim o tempo e a energia dedicados a coisas não relacionadas. Em segundo lugar, como mencionado anteriormente, quanto mais alto o objetivo, mais esforço é necessário. Terceiro, quando uma pessoa sabe que tem controle sobre o tempo e o esforço que deve ser reservado, mais persistente ela se torna. E quarto, há lições a serem aprendidas.
A motivação é impulsionada por ações anteriores
As pessoas ficam motivadas a trabalhar em direção a uma meta se tiverem sido expostas ou se familiarizadas com uma situação semelhante que tenha fracassado no passado. A teoria do estabelecimento de metas observa que erros e insatisfações levam as pessoas a fazer melhor da próxima vez.
Quanto mais claro for o objetivo, melhor será o desempenho
Isso não precisa de mais explicações. Se uma pessoa souber exatamente o que deseja atingir, será muito mais fácil identificar as ações a seguir e mais rápido para atingir a meta. O desempenho funciona em todo o seu potencial desta forma.
A dificuldade do objetivo afeta a satisfação
Em relação ao fator número dois, as pessoas tendem a obter um valor maior quando concluem tarefas difíceis. De acordo com a teoria de definição de metas de Locke e Latham, os níveis de satisfação são impulsionados pela quantidade de esforço e sacrifício colocados em uma determinada meta. Metas desafiadoras proporcionam um senso mais forte de realização.