Talvez os proponentes mais populares da teoria do estabelecimento de metas sejam os filósofos E.A. Locke e G. Latham. Sua teoria sugere que o estabelecimento de metas é inato entre os seres humanos e que identificar e mapear métodos para alcançá-los, são alguns dos fatores mais naturais do comportamento humano.

A literatura relacionada diria que a teoria do estabelecimento de metas está enraizada nessas quatro idéias básicas:

  1. As pessoas estabelecem objetivos relacionados às tarefas de maneira racional.
  2. As pessoas que determinam quanto tempo e esforço são dedicados para atingir esses objetivos.
  3. As metas, para serem eficazes, devem ser específicas, aceitas e atingíveis.
  4. É importante listar o feedback sobre o desempenho.

A teoria do estabelecimento de metas assume todos os quatro itens acima e faz as seguintes afirmações gerais:

  1. O estabelecimento de metas afeta o comportamento.
  2. Metas difíceis resultam em níveis de desempenho mais altos.
  3. A motivação vem de lições de um objetivo anterior.
  4. A clareza da meta afeta o desempenho.
  5. A dificuldade do objetivo é diretamente proporcional à satisfação.

Definição de metas e comportamento

A teoria do estabelecimento de metas afirma que a identificação de metas permite que as pessoas tomem decisões calculadas. Uma vez percebidos, elas naturalmente direcionam e fornecem motivações para que esses objetivos sejam alcançados. Também ajuda as pessoas a se comprometerem com algo e organizar suas atividades de modo a não impedi-las de alcançar o objetivo pretendido.

O desempenho está relacionado à dificuldade

Quanto mais desafiador e difícil for atingir uma meta, maior será o nível de desempenho resultante. É claro que, se uma tarefa for um pouco assustadora, mais esforço a pessoa provavelmente fará para realizá-la. De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o desempenho é influenciado por quatro fatores principais.

Em primeiro lugar, o estabelecimento de metas concentra-se na atenção da pessoa às ações que levariam a uma meta, reduzindo assim o tempo e a energia dedicados a coisas não relacionadas. Em segundo lugar, como mencionado anteriormente, quanto mais alto o objetivo, mais esforço é necessário. Terceiro, quando uma pessoa sabe que tem controle sobre o tempo e o esforço que deve ser reservado, mais persistente ela se torna. E quarto, há lições a serem aprendidas.

A motivação é impulsionada por ações anteriores

As pessoas ficam motivadas a trabalhar em direção a uma meta se tiverem sido expostas ou se familiarizadas com uma situação semelhante que tenha fracassado no passado. A teoria do estabelecimento de metas observa que erros e insatisfações levam as pessoas a fazer melhor da próxima vez.

Quanto mais claro for o objetivo, melhor será o desempenho

Isso não precisa de mais explicações. Se uma pessoa souber exatamente o que deseja atingir, será muito mais fácil identificar as ações a seguir e mais rápido para atingir a meta. O desempenho funciona em todo o seu potencial desta forma.

A dificuldade do objetivo afeta a satisfação

Em relação ao fator número dois, as pessoas tendem a obter um valor maior quando concluem tarefas difíceis. De acordo com a teoria de definição de metas de Locke e Latham, os níveis de satisfação são impulsionados pela quantidade de esforço e sacrifício colocados em uma determinada meta. Metas desafiadoras proporcionam um senso mais forte de realização.

Comentários ou dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Ebook Title

Planner da Mulher Moderna 

Por apenas R$12

  • Planeje seus dias, semanas e meses
  • Não datado
  • Imprima quantas vezes quiser